Fevereiro 20, 2018 nervoxol

Definição rápida: O que é Neuropatia?

Os nervos periféricos são responsáveis por carregar as informações que saem do cérebro e que vão para ele. Eles também são encarregados de levar sinais da medula espinhal para todo o resto do corpo. Na neuropatia periférica, esses nervos não funcionam corretamente. Ela pode ainda danificar um grupo específico de nervos assim como afetar nervos no corpo inteiro em casos mais graves.

 

Como reduzir os sintomas

Pessoas com diabetes precisam  controlar sua glicose no sangue, já que ela está ligada diretamente à neuropatia. Caso você beba álcool, é recomendado parar. Fazer reposição de vitaminas ou melhoras a sua alimentação de forma geral é essencial. Caso esse problema não seja tratado com a devida atenção, você pode precisar de cirurgia para interromper a lesão no nervo. Em alguns casos a fisioterapia promove exercícios que melhoram a força e o controle muscular.

 

ORGANIZAÇÃO DA CASA

A segurança é muito importante para pessoas que sofrem com neuropatia, já que a lesão no nervo pode aumentar o risco de quedas.

  • Remova os tapetes da sua casa e tenha cuidado com fios soltos nas áreas em que você caminha.
  • Evite animais pequenos dentro de casa.
  • Arrume qualquer irregularidade nos pisos.
  • Tenha uma boa iluminação em todos os ambientes.
  • Se possível, coloque corrimãos no chuveiro e próximo ao vaso sanitário
  • Coloque um tapete antiderrapante no chuveiro.

 

CUIDADOS COM A PELE

  • Use calçados para prevenir lesões, já que em muitos casos existe uma perda de sensibilidade nos membros, o que pode causar acidentes sem que a pessoa perceba.
  • Verifique seus pés todos os dias. Olhe bem a parte de cima, a sola, o calcanhar e entre os dedos, caso perceba algo anormal, tome as medidas necessárias.
  • Lave seus pés todos os dias com água morna e sabonete neutro.
  • Use loção hidratante para evitar o ressecamento da pele.
  • Verifique a temperatura da água de banho antes de colocar os pés na água.
  • Evite pressionar as áreas com lesão dos nervos por muito tempo.

 

TRATANDO A DOR

Os medicamentos podem ajudar a reduzir a dor nos pés, nas pernas e nos braços. Você também pode tomar analgésicos. Os medicamentos usados para tratar outros problemas médicos, como convulsões ou depressão, também podem ajudar a controlar a dor, mas é necessário uma receita médica. Use a menor quantidade possível para evitar efeitos colaterais. Você pode solicitar que seu médico lhe encaminhe a um especialista em dor. A psicoterapia pode ajudar você a entender melhor como a dor está afetando a sua vida e evitar que isso tome os melhores anos da sua vida.

 

TRATANDO OUTROS SINTOMAS

Usar meias elásticas pode ajudar a tratar a pressão arterial baixa melhorar a circulação nos membros, aliviando as dores. Dormir com a cabeça elevada tem o mesmo efeito. Seu médico pode receitar remédios que diminuem os problemas para ir ao banheiro. Fazer refeições leves e frequentes pode ajudar a regular o organismo. Existem medicamentos geralmente ajudam em problemas de ereção, sendo uma solução muito simples e rápida.